Biodigestao anaerobica em biodigestores
A biodigestão anaeróbia é o processo de decomposição da matéria orgânica por organismos vivos (bactérias) em meio onde há ausência de oxigênio, tendo como produto o biogás, que é uma mistura de gases – cerca de 75% metano e 25% CO2 e como subproduto os biofertilizantes, fertilizantes de ótima qualidade (bem melhores do que os químicos). Matéria orgânica pode ser definida como tudo o que foi ou é vivo, isto é vegetal, animal ou bactérias. Qualquer que seja a origem o resíduo orgânico tem a possibilidade de ser aproveitado .No entanto, os resíduos orgânicos mais convenientes para alimentar biodigestores são as fezes animais , como esterco bovino, avícola e suíno . A justificativa é devido o sistema digestivo do animal , ou seja, o resíduo orgânico já vem reduzido e mais solúvel , e também a necessidade nutricional das bactérias , uma vez que necessitam extremamente de carbono, nitrogênio. Quando a matéria orgânica é digerida, a degradação das moléculas orgânicas complexas pode ser acompanhada em três estágios:
FASE DA LIQUEFAÇÃO: As bactérias liberam no meio as chamadas enzimas extracelulares, que tem por função realizar a chamada hidrólise das partículas, que nada mais é do que a transformação, ou quebra das moléculas
FASE ÁCIDA : As bactérias que produzem os ácidos, podem ser anaeróbicas ou facultativas. Elas são capazes de eliminarem quaisquer traços de oxigênio que tenha permanecido no material orgânico. As bactérias transformam as moléculas de proteínas, gorduras e carboidratos em moléculas de ácidos orgânicos, etanol, amônia, hidrogênio, dióxido de carbono, dentre outros compostos.
FASE METANOGÊNICA: Esta fase é realizada pelas bactérias metanogênicas, como os Metanobacterium e Metanococcus, elas começam onde termina o trabalho das bactérias formadoras de ácidos ou seja as bactérias denominadas metanogênicas atuam sobre o hidrogênio e o dióxido de carbono e os transforma em metano (biogás).