Lixeira Biodigestor
Este projeto versa sobre a problemática que o lixo gera. Segundo ABRELPE, somente em 2010 foram produzidas 195 mil toneladas de resíduos diariamente, em todo o território nacional, sendo o resultado final de 60,8 milhões de toneladas. Esse mesmo lixo pode oferecer inúmeros recursos, se devidamente utilizado, porém nos dias de hoje pouco mais de 10% deste montante não é sequer coletado, indo parar em córregos, terrenos baldios, ruas e rios. Tornando-se um grande problema ambiental e social. Na atualidade, temos uma maior conscientização sobre a importância da reciclagem, para o meio ambiente e sociedade, sabemos do bônus social e econômico que a reciclagem gera, mas ainda assim, é insuficiente perante a quantidade de lixo que se produz diariamente.
O lixo é visto por muitos como um problema sem solução, que cria inúmeros inconvenientes. Mas como observamos ao longo da história, foi a busca de solução para os problemas que possibilitou a transformação do mundo. Seria muito conveniente se os detritos não existissem, mas como isso é impossível, devemos tirar o máximo de proveito deste, pois os resíduos empregam, conscientizam e estimulam o crescimento científico.
Em vista disto, há a necessidade de encontrar novas soluções que sanem ou minimizem os problemas que o lixo pode causar. Existem várias pesquisas que procuram encontrar um melhor fim para estes resíduos, muitas delas governamentais, como por exemplo, a nota técnica de 2008, Aproveitamento Energético dos Resíduos Sólidos Urbanos de Campo Grande, MS, que faz uma estimativa do potencial energético do RSU da cidade e, as várias alternativas de aproveitamento de lixo. Uma dessas alternativas é a biodigestão, que utiliza a matéria orgânica para a produção de biogás, ou gás metano, que pode ser usado como energia térmica, por exemplo, acendendo um fogão ou uma lâmpada tipo camisinha. São tantas as possibilidades de uso do lixo, que deve-se aprender a aproveitar o máximo de seus recursos, pois se