Biodiesel
2 - OBJETIVO 02
3 - INTRODUÇÃO 03
4 - CONCEITOS BÁSICOS 04
5 - O BIODIESEL E SUA HISTÓRIA 04
6 - PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO MERCADO MUNDIAL 05
7 - PRODUÇÃO 05
8 - GERAÇÕES DO BIODIESEL 05
9 - QUALIDADE AMBIENTAL 06
10 - CONCLUSÃO 07
11 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08
2. OBJETIVO
Apresentar o significado historicamente sobre o biodiesel, sua produção, a sua ultilização no mercado mundial e suas gerações tendo como principal base a ultilização de um combustível menos poluente, o que garante uma boa redução nos efeitos do sistema ambiental.
3. INTRODUÇÃO
O biodiesel, biocombustível derivado de fonte renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão, contribui para a redução da temperatura global do planeta e dos custos com a saúde, proporciona emprego e renda, é totalmente miscível em óleo diesel mineral, aumenta a lubricidade do combustível melhorando o desempenho do motor, é biodegradável e não-tóxico. Diante de tantas vantagens o governo incluiu o biodiesel na matriz energética Brasileira e definiu volume mínimo obrigatório da mistura do biocombustível no diesel mineral. Dessa forma, o biodiesel inicia um novo ciclo do setor nacional de energia e reforça a promoção do uso de fontes renováveis e a diversificação da matriz energética.
O processo mais comum de obtenção de biodiesel é a transesterificação de óleos vegetais e gorduras animais. Mais recentemente vem sendo estudado também o processo de hidroesterificação, o qual permite a utilização de qualquer matéria prima, incluindo matérias graxas residuais do processamento de óleos.
Atualmente, um dos maiores obstáculos para a comercialização do biocombustível está em seu preço, atualmente em torno de R$ 1,78 por litro, enquanto o diesel custa R$ 1,36 por litro. Esse alto valor para o biodiesel é representado principalmente pelo custo de matéria prima e insumos. A