Balanço social
BALANÇO SOCIAL
KROETZ, 2000
POR QUE FAZER?
Ético Agrega valor Instrumento de avaliação Diminui os riscos
Inovador e transformador
Moderno instrumento de gestão
BALANÇO SOCIAL
MARKETING SOCIAL Um valor diferencial para a marca, agregação de valor ao produto, aquisição de clientes, e possibilitando uma vantagem competitiva para as empresas.
PESQUISA
ASHLEY, 2002 Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
90% das empresas pesquisadas afirmam que começaram a investir em ações sociais por acreditarem estar melhorando a sua imagem institucional.
A ampliação das relações da empresa com a comunidade foi apontada por 74% das empresas como um motivo relevante para ações de Responsabilidade Social e 19% acreditam que ser socialmente responsável incrementa a lucratividade.
PESQUISA
THOMPSOM e PRINGLE, 2000 Em 1997, pela Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.23-25, maio/ago. 2002 |23 Revista da FAE Research International, na Inglaterra. 64% dos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por um produto associado a uma causa social; 20% da população se dispõe a pagar;
10% a mais pela causa certa;
61% dos consumidores mudariam de loja se a outra fosse associada a uma boa causa”. Esse tipo de pesquisa motiva muitas empresas a adotarem a prática da Responsabilidade Social, pois elas podem também organizar um plano de marketing com base em uma causa social que julguem importante.
SELO SOCIAL
Certificação para as empresas que praticam a Responsabilidade Social. BRASIL -1998
O sociólogo Herbert de Souza (Betinho) - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas O selo é conferido anualmente a todas as empresas que publicam o balanço social no modelo sugerido pelo Ibase, dentro da metodologia e dos critérios propostos.
TERCEIRO SETOR Empresas que praticam a responsabilidade social
O Terceiro Setor engloba organizações com objetivos sociais, ao invés de econômicos, e que têm grande
influência nas