Relatã³rio alvenaria estrutural
Departamento de Engenharia
Visita Técnica – Alvenaria Estrutural
Goiânia
2013
A visita técnica foi feita em uma obra em Aparecida de Goiânia – GO, é um condomÃnio com edifÃcios com 4 pavimentos e é de alvenaria estrutural. Na alvenaria estrutural as paredes servem como função de estrutura da obra não devem ser removidas. É um sistema construtivo racionalizado, no qual os elementos desempenham função estrutura de alvenaria em bloco de concreto. É um processo construtivo que pode ser empregados em casas e edifÃcios de múltiplos pavimentos. Esta é um tipo de alvenaria não armada, os reforços metálicos são nas cintas, vergas e contra-vergas, como estrutura suporte paredes de alvenaria sem armação entre as paredes com finalidade de evitar fissuras. As ferragens desta obra são passadas uma na vertical, sendo uma só, e o mesmo na horizontal.
As instalações elétricas caminham na vertical, utiliza-se vazados dos blocos para a passagem das mangueiras e não é permitido cortes na horizontal. Os eletrodutos que passam na horizontal são embutidos nas lajes. As caixas de tomadas e interruptores podem ser previamente fixadas nos blocos, que por sua vez, serão assentadas em posições predeterminadas. Após a elevação da alvenaria deve ser feita a passagem das mangueiras furando o fundo da canaleta e introduzindo a mangueira com o uso de uma viga metálica.
Para nivelar as fiagens e para elevação das paredes de todo o apartamento, para que não ocorra a possibilidade de cada tomado fique em uma altura. Pode-se dizer que é um tipo de régua. O Escantilhão é utilizado através de ajustes finos dos prumos nas duas direções, oferecem bom desempenho e confiabilidade à s paredes, garantindo o prumo e o nÃvel dos blocos.
As tubulações hidráulicas e de gás são externas ou shafts, utilizando o método de carenagem. As