Biodiesel
O processo industrial e a modernização trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade, porém com esse crescimento e desenvolvimento vieram também muitos problemas como o aumento da poluição do ar, do lixo eletrônico, da agressão a natureza e muitos outros que podem ser citados. Assim as atuais gerações têm como um dos grandes desafios buscar meios para ampliar constantemente porém sem agredir o meio ambiente ainda mais. Já que no inicio desta industrialização não houve a devida atenção aos impactos negativos que tal processo iria trazer ao planeta e a humanidade.
O petróleo foi descoberto na Tituville, Lousiana em 1859, sua existência tornou-se imprescindível para a sociedade industrial, acreditava-se até então ser este uma fonte infinita oferecida pela natureza. Porém já há algum tempo isto vem sendo contestado e passou a ser objeto de grande preocupação e de estudos para os grandes cientistas.
Tais estudos mostram a necessidade de buscar e desenvolver e também conscientizar a humanidade em usar energia de fontes renováveis, como a agroenergia ou bionergia. Da mesma forma que no inicio o petróleo se tornou um insumo barato e com condições necessárias para o crescimento econômico, a biomassa pode se tornar a matéria-prima de todo o sistema.
Um bom exemplo disto pode ser apontado para o etanol que na sua implantação possuía custos elevados se comparado com o petróleo. Hoje mais de duas décadas depois, a produção de álcool é considerado competitivo para os combustíveis fosseis.
O programa brasileiro de produção de biodiesel está inserido nesta problemática. Isto porque suas diretrizes básicas têm como objetivo colocar o Brasil em uma posição de destaque internacional na produção de combustíveis renováveis. Possuímos vantagens se comparamos com outros países, isto porque temos a agricultura que possui um papel de destaque e ainda existem terras suficientes para que o setor possa expandir ainda mais, ainda