BIODIESEL
RESUMO
A criação de uma lei federal que determina a adição de biodiesel ao óleo diesel consumido no país, faz com que assegure mercado interno para milhares de toneladas de óleo vegetal por ano. Projetado pelo governo, inicialmente como um programa de inclusão social para as famílias de agricultores de baixa renda do nordeste. Com a perspectiva de esgotamento das reservas de petróleo fazem, com que a produção de biodiesel se transforme não só numa atividade econômica, mas também numa questão estratégica do país.
O Rio Grande do Sul também se prepara para a instalação de algumas usinas de refino para a produção do biodiesel. O estado também está começando a investir no cultivo da mamona.
1. INTRODUÇÃO
Uma nova forma de se produzir combustível está valorizando a agricultura familiar, incentivando o cultivo de mamona para a produção do biodiesel, em fator da demanda mundial por energia e a perspectiva de esgotamento das reservas de petróleo, faz com que a produção de biodiesel não seja só uma atividade econômica mas também uma estratégia para o futuro do país.
2. BIODIESEL
Na região nordeste do país, onde o clima é mais seco e o solo mais arenoso, o cultivo de muitas espécies agrícolas como a soja ou o trigo não são muito rentáveis, o governo está aplicando no cultivo da mamona, fazendo com que as famílias de agricultores de baixa renda apliquem o potencial de suas lavouras na produção deste óleo vegetal, que está começando a ser produzido e que irá transformar a economia do país.
Com a produção do biodiesel, o país buscará acrescentar no seu consumo de óleo diesel o óleo vegetal, extraído da mamona, soja ou girassol, industrializando e incentivando o cultivo destas culturas como a mamona que antes não tinham aplicabilidade.
3. CONCLUSÃO
O produto sendo industrializado internamente ele gera a implantação de indústrias para refinar o produto, fazendo com que aumente a demanda por mão-de-obra e em conseqüência trazendo empregos e