Biodiesel a partir do óleo de fritura
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008
BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO
RESIDUAL DE FRITURA: ALTERNATIVA
ENERGÉTICA E DESENVOLVIMENTO
SÓCIO-AMBIENTAL.
Roberto Klecius Mendonça Fernandes (UFRN) robertokmf@uol.com.br Janete Maria Barreto Pinto (UFRN) green.ufrn@zipmail.com.br Otoniel Marcelino de Medeiros (UFRN) otoniel@ufrnet.br Cinthia de Araújo Pereira (UFRN) cinthiatextil@yahoo.com.br A crescente dependência humana de energia aliada a escassez dos combustíveis fósseis bem como o agravamento dos problemas ambientais causados pela emissão de gases tóxicos na natureza tem como conseqüência o aumento da demanda por fontes reenováveis de energia.
Diante desse contexto, surge a necessidade de buscar-se inovações tecnológicas. O artigo em questão objetiva alertar para os benefícios sociais, ambientais e econômicos proporcionados pelo processo de industrialização do biodiesel por transesterificação a partir de óleos residuais de frituras por imersão; e ao mesmo tempo colaborar para o esclarecimento da sociedade com relação aos problemas ambientais decorrentes do descarte incorreto desses resíduos no meio ambiente. O modelo de Gestão Ambiental aqui proposto tem como finalidade a redução de impactos ambientais e a promoção do desenvolvimento sustentável da localidade onde o mesmo for desenvolvido.
Palavras-chaves: Biodiesel; Energia renovável; Meio ambiente;
Transesterificação.
XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008
1. Introdução
Com a invenção do motor de auto-ignição pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel, 1895, o uso de óleos vegetais tornou-se alvo de pesquisas por cientistas de todo o mundo. Por possuírem alto índice de cetano e um poder