Biodiesel como fonte alternativa de energia
A necessidade crescente de redução da emissão dos gases, responsáveis pelo aquecimento global e conseqüentemente pelo efeito estufa, juntamente com os altos preços do petróleo, estimularam o desenvolvimento de combustíveis renováveis, que reciclam o gás carbônico atmosférico via fotossíntese.
A crise do petróleo das últimas décadas, aliada à necessidade de desenvolvimento das economias com o conseqüente aumento da demanda por combustíveis e a crescente preocupação com o meio ambiente, revitalizou a busca por fontes alternativas de energia no Brasil e no mundo.
Aumentaram assim os investimentos em pesquisas para o desenvolvimento de novos insumos básicos, de preferência renováveis, para a produção de combustíveis que substituam o diesel derivado do petróleo, o que colocou o óleo vegetal e gordura animal em um papel de destaque, pela ampla disponibilidade, baixo custo e seu caráter renovável.
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se podem produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras .
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc.) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc.). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
As vantagens do biodiesel
É energia renovável . As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel.
É constituído por carbono neutro, ou seja, o combustível tem origem renovável ao invés da fóssil. Desta forma, sua obtenção e queima não contribuem para o aumento das emissões de CO2 na atmosfera, zerando assim o balanço