bioconstrução
Bioconstrução é a forma de se construir que busca a harmonia entre a edificação e o ambiente no qual ela será inserida; Através de seus processos construtivos encontra o melhor aproveitamento dos recursos, naturais ou não, necessários a sua constituição. Como também busca elevar o grau de interação dessa edificação com o seu entorno e os vários seres que a habitam.
Para que uma edificação seja considerada bioconstruída ela deve conter alguns princípios e técnicas, não necessariamente todas, mas o maior número possível destas boas práticas:
- USO PASSIVO DOS RECURSOS NATURAIS: aqui se inclui aquecimento solar da água para o banho; captação e armazenamento da água das chuvas para uso nos sanitários e jardins; uso de energia elétrica de matrizes eólica e solar; controle da temperatura por ventilação e insolação natural (habitação quente no inverno e fresca no verão).
- USO DE MATERIAIS ECOLOGICOS: é considerada ecologicamente correta a construção com terra crua (adobe; taipa...); o teto vivo ou teto verde; o uso somente de madeira certificada; pisos externos permeáveis.
- GESTÃO DOS RESÍDUOS: neste caso temos tratamento do esgoto através de banheiros secos ou fossas assépticas; uso dos canteiros de raízes no tratamento das águas cinza (chuveiro; tanque; pia...); compostagem do lixo orgânico; reciclagem do lixo inorgânico; Gestão dos resíduos durante a construção (redução/eliminação do entulho); Requalificação da edificação significa pensar a construção desde o projeto até seu descarte ou demolição.
- PAISAGISMO EXUBERANTE: presentear a edificação e seus habitantes com a maior área verde possível, e cercá-la de todo cuidado através de um projeto paisagístico bem adequado a região e as necessidades, hábitos e costumes de seus usuários (espécies raras necessitam de muitos cuidados, as espécies espontâneas na região não demandam muitos cuidados). A bioconstrução sempre encontra o equilíbrio entre os desejos dos moradores, a construção e o meio