Biocombustiveis
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
1 - Introdução
O presente trabalho é sobre os biocombustíveis. Biocombustíveis são fontes de energia renováveis, o que significa dizer que permitem a ciclagem da matéria na natureza.
O objetivo do trabalho é explicar como funcionam os biocombustíveis, e quais as vantagens e desvantagens do seu uso.
O trabalho aborda os seguintes assuntos:
1. Produtos e subprodutos dos Biocombustíveis (onde explica-se de onde se obtém os biocombustíveis).
2. Vantagens do uso dos biocombustíveis
3. Desvantagens dos biocombustíveis
4. Biocombustíveis e a Sustentabilidade (onde debate-se se o uso dos biocombustíveis ajuda na amenização de gases atmosféricos, que causam o aquecimento global).
5. Atuação econômica global (onde se explica como é o consumo de biocombustíveis no mundo, e sua interferência na economia).
A metodologia usada para o trabalho foi a sitografia.
1 - Produtos e subprodutos dos Biocombustíveis
As principais matérias-primas para a produção de biocombustíveis são: a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja, aguapé, copaíba, lenha, resíduos florestais, excrementos de animais, resíduos agrícolas, entre outras.
O processamento dessa matéria orgânica origina um óleo, que pode ser misturado aos derivados do petróleo (gasolina, diesel, etc.) ou utilizado puro. Os principais biocombustíveis são: etanol, metanol, biodiesel, bio-óleo, biogás, bioetanol, óleo vegetal e E85.
Imagem 1 - Produtos e Subprodutos e seus respectivos fins energéticos.
Álcool Absoluto:
O etanol combustível é obtido, principalmente, por meio da fermentação da cana-de-açúcar. O álcool absoluto, também chamado de álcool puro, é oriundo da destilação de etanol e o tratamento com benzeno, fato que proporciona uma substância altamente concentrada: 100% ou próximo disso.
Em virtude da sua alta