Biocombust Vel
Temas abordados
O que é?
Exemplos de biocombustíveis
Vantagens e desvantagens
O que é?
Biocombustível é todo combustível derivado de fonte orgânica e não fóssil, como por exemplo, o álcool etanol, a biomassa ou o biodiesel. Sua aplicação é bastante antiga e extensa.
Os biocombustíveis são fontes de energia renováveis oriundas de produtos vegetais e animais. As principais matérias-primas para a produção são a cana-de-açúcar, beterraba, sorgo, dendê, semente de girassol, mamona, milho, mandioca, soja e etc.
ALGUNS EXEMPLOS
BIOMASSA : A biomassa é uma fonte de energia limpa e renovável disponível em grande abundância e derivada de materiais orgânicos. Todos os organismos capazes de realizar fotossíntese (ou derivados deles) podem ser utilizados como biomassa. Exemplo: a lenha é utilizada como combustível desde que o homem descobriu o fogo.
BIODIESEL : é derivado de lipídios orgânicos renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, para utilização em motores de ignição por compressão (diesel). É produzido por transesterifcação. É obtido a partir de óleos vegetais como o de girassol, nabo forrageiro, algodão, mamona, soja, algas.
BIOETANOL: é a obtenção do etanol através da biomassa, para ser usado diretamente como combustível ou se juntar com os ésteres do óleo vegetal e formar um combustível. O etanol é um álcool incolor, volátil, inflamável e totalmente solúvel em água, derivado da cana-de-açúcar, do milho, da uva, da beterraba ou de outros cereais.
Vantagens e desvantagens do uso do biocombustíveis
Vantagens:
Possibilita o fechamento do ciclo do carbono (CO2), contribuindo para a estabilização da concentração desse gás na atmosfera (isso contribui para frear o aquecimento global)
No Brasil, há grande área para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produção de biocombustíveis
Geração de emprego e renda no campo (isso evita o inchaço das cidades)
O biodiesel substitui bem o óleo diesel sem