Biocel
CITOLOGIA
Água (H2O)
Substância mais abundante no organismo, a água equivale a cerca de 60-70% (quantidade relativa) do peso do corpo humano. As quantidades podem variar em função de inúmeros fatores, entre eles: atividade metabólica do tecido, idade do organismo e tipo de organismo.
Sais minerais
Há três maneiras básicas de apresentação dos íons nos seres vivos. Encontraremos estes na forma iônica (ex.: Mg+) imobilizados no esqueleto (ex:
CaCO3 - Tecido ósseo) ou combinados com moléculas orgânicas (ex.: Cobalto, na vitamina B12).
BIOQUÍMICA
1. INTRODUÇÃO
Os seres vivos apresentam uma grande diversidade e é possível distingui-los da matéria bruta devido a algumas características básicas: metabolismo, material genético, reprodução, excitabilidade e crescimento.
Metabolismo: conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo. As reações que envolvem síntese de substâncias constituem o anabolismo e as reações que envolvem a degradação de substâncias constituem o catabolismo.
Material genético: a maioria dos organismos possui a molécula de DNA como detentora da informação genética. O fato de os seres vivos terem a informação codificada em uma molécula capaz de autoduplicação é fundamental à ocorrência de reprodução. O material genético possui também a vantagem de não ser estático; suas transformações, as mutações, constituem fator essencial à ocorrência da evolução dos seres vivos, devido à possibilidade de surgimento aleatório de novos genes.
Reprodução: na reprodução sexuada, a troca de material genético entre organismos leva à produção de prole variada, o que é vantajoso para a evolução dos organismos.
Já, na reprodução assexuada, não há troca de material genético e, conseqüentemente, os organismos produzidos são geralmente idênticos àqueles que os produziram.
Crescimento: os seres vivos crescem por transformações da matéria absorvida, o que leva ao crescimento por aumento do volume celular ou aumento do número de células.
Os seres vivos apresentam