Bio controle e feromonios
Bio Controle Pesquisar
Produtos
FEROMÔNIOS
BIOFUNGICIDA
BIOINSETICIDAS
LESMICIDA
ATRATIVOS ALIMENTARES
ARMADILHAS
Pragas
Culturas
Feromônios
Bio BM
Bio Bonagota
Bio Cryptoblabes
Bio Cydia
Bio Grapholita
Bio Neo
Bio Pectinophora
Bio Plutella
Bio Pseudoplusia
Bio Serrico
Bio Spodoptera
Bio Trimedlure
Bio Tuta
Biolita
Cosmolure
Gachon
Luretape BW-10
Migdo
Rmd-1
Feromônios são semioquímicos (sinalizadores químicos) de atuação entre indivíduos da mesma espécie. Na agricultura emprega-se os feromônios para o manejo de insetos-pragas, no monitoramento com armadilhas ou no controle, através das técnicas de coleta massal, atrai-e-mata ou confusão sexual.
Monitoramento: através da captura de insetos nas armadilhas com feromônios é possível determinar ausência, presença ou flutuação populacional de determinada espécie de praga na área monitorada, o que auxilia o produtor na tomada de decisão sobre o manejo adequado da praga.
Também utilizado em programas de monitoramento de pragas quarentenárias, permite que se identifique a ocorrência de um determinado inseto em áreas livres do mesmo, o que contribui com o controle de entrada de insetos em uma região.
No Manejo Integrado ou Produção Integrada, o monitoramento permite o manejo adequado da praga, já citado, ou o atestado de área livre de uma espécie de praga, facilitando principalmente a exportação de produtos, como frutas por exemplo.
Coleta Massal: técnica de controle de pragas através da captura de grande quantidade de insetos e conseqüente redução populacional. Os feromônios aplicados são os de agregação, que atrai tanto fêmeas quanto machos. Método bastante utilizado principalmente para coleópteros, dispensa o uso de inseticidas.
Atrai-e-mata: quando utilizado juntamente a um inseticida o feromônio promove uma potente atração de uma praga específica, aumentando a chance de contato do inseto ao inseticida, o que aumenta seu potencial de