Bilogia
Continuação...(52:44)
Diagnóstico diferencial, alterações na tireóide, como sempre, tireóide ta sempre em tudo, então uma paciente com alteração....toda esculhambada, com micronódulos na tireóide e um quadro de ansiedade, então a gente tem que estabilizar ela, resolver o problema da tireóide p depois ver oq q acontece com a ansiedade dela, pq o o quadro de pânico e de ansiedade pode ser exclusivamente pelo hipotireoidismo, controlando a doença a pessoa fica assintomática da ansiedade. Se vc não faz isso vc acha que o problema é psiquiátrico e vai enchendo a pessoa de psicotrópico a toa, se vc não elemina a causa primaria, alem de receitar remédios desnecessários, vc não tem uma resposta efetiva ao tratamento, vc vai diminuir um pouco mas o paciente ainda vai ter uma carga de sintomas grande, pq tem uma alteração hormonal que vai estar sempre estimulando a instabilidade psiquiátrica dela.
O quadro de pânico é considerado crônico mesmo se bem tratado, quando bem tratado cai mais ou menos na linha do transtorno bipolar, tem um bom prognostico, a pessoa pode ficar assintomática e não ter mais o ataque de pânico, mas é considerado um quadro q a pessoa ao parar o tratamento aumenta o risco dela ter outros ataques de pânico. Então o medico tem que ter isso em mente, é um tratamento em médio prazo e que possivelmente por tempo indeterminado. No quadro de pânico a literatura recomenda após suspender o tratamento por alguns meses fazer a manutenção, recomenda-se que vc de alta ao PC e ver como ele vai ficar sem a medicação, se a pessoa voltar a ter ataque de pânico, provavelmente ela vai fazer tratamento p resto da vida.
E é comum como em qualquer quadro de ansiedade a pessoa fazer abuso de álcool, por conta própria p aliviar esses sintomas de ansiedade.
O tratamento p transtorno de ansiedade, qualquer um deles, é extremamente eficaz com antidepressivo, então vc pode fazer tratamento do pânico com antidepressivo, como a gente viu