Bilogia
Anelídeos. Os anelídeos (filo Annelida) possuem o corpo segmentado (metamerizado) em anéis. Existem cerca de 15 mil espécies descritas. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. Os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas. (A respiração pode ser por meio de brânquias em alguns habitantes de tubos, ou pela epiderme onde o oxigênio penetra e é transportado pelo sangue para outras partes do corpo.)
Sistema Nervoso Ë do tipo ganglionar, formado por vários gânglios conectados por um cordão nervoso, chamado periesofagiano.
Reprodução As formas de reprodução variam muito entre as espécies. Podem ser monóicos ou dióicos, com desenvolvimento direto ou indireto e com fecundação cruzada. Pode ocorrer reprodução assexuada por esquizogênese.
Platelmintos. O filo dos platelmintos é formado por invertebrados alongados e de corpo achatado.Podem viver livres no mar ou na água doce;
Nos platelmintos, as células nervosas se agrupam, formando dois cordões nervosos, localizados ventralmente. Essa posição do sistema nervoso é uma característica comum a todos os invertebrados. Os cordões nervosos se comunicam por meio de fibras transversais, e o sistema nervoso assume o aspecto de uma escada.
Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo