BILIONÁRIO
Por Ana Lucia Santana
Quem quiser conhecer os bastidores da criação do Facebook, a mais interessante e controvertida rede de relacionamentos, o empreendimento mais bem sucedido do mundo dos negócios, não pode perder a leitura desta obra que deu origem ao filme Rede Social, o qual conquistou o Globo de Ouro e concorre à estatueta do Oscar de 2011.
O enredo retrata o nascimento do Facebook, que surpreendentemente saiu das mãos de uma dupla considerada nerd, nada popular em Harvard. Ele foi concebido quando ambos tentavam encontrar uma maneira de encantar as garotas. Quem poderia imaginar que desta preocupação juvenil se originaria o site interativo mais popular do Planeta?
Esta obra é, portanto, baseada em uma história real, através da qual desfilam financistas investidos de muito poder, garotas fascinantes, a procura obsessiva pelas mais altas posições sociais, inúmeras maquinações escusas e traições. Com muito humor o autor conta como o processo de elaboração desta rede virtual, que transformou radicalmente a relação entre milhares de pessoas em todo o Globo, antecipou a morte de todas as ilusões e sonhos dos jovens envolvidos em sua criação.
Mark Zuckerberg é o jovem aluno de Harvard que se tornou célebre pela criação do Facebook; através do olhar do escritor é possível acompanhar os bastidores desta grande transação financeira e as inevitáveis deslealdades que a seguem de perto. Apesar de não ser um livro ficcional, é o tipo de leitura que prende o leitor do início ao fim da história.
Apesar de ser um garoto genial e precoce, Mark não conhece limites para suas ambições; quando percebe a dimensão do negócio em que está envolvido, ele trai os amigos e segue em frente, aproveitando sem hesitar cada ocasião que o destino lhe oferece; ninguém consegue impedir sua fulminante ascensão social.
O protagonista desconhece qualquer parâmetro ético quando se trata de chegar onde ele deseja, ou seja, no topo do sucesso e do status social; sua