Big Data
Andre de Sousa Oliveira*
RESUMO Estamos indo em um caminho onde vai ficar difícil de nós voltarmos, estamos aderindo cada vez mais às novas tecnologias e gerando números exorbitantes de dados. Dados esses que estão deixando de serem apenas dados e se transformando em verdadeiros tesouros para os negócios. Estudos dizem que esses números só têm aumentado de acordo com que a sociedade vai acompanhando a tecnologia. Palavras chaves: Dados, Negócios, Informações;
* Estudante de Ciências da Computação Universidade Estadual Vale do Acaraú Email: andre.oliveira.2013@hotmail.com
Houve um tempo onde tudo estava limitado quando o assunto era mídia e dados, computadores com pouco espaço de armazenamento, nada de câmeras digitais, onde você tinha que comprar um filme e tinha um limite de fotos, e que o máximo de dados que você tinha era um DVD-R. Mas aí veio o desenvolvimento da tecnologia, novos produtos, novas expansões, com isso a humanidade vai dançando com a música e aderindo de tudo isso, smartphones, notebooks, tablets e por ai vai. E com isso aumentando diariamente em proporções absurdas, devido a facilidade de você gravar um vídeo ou tirar uma foto com esses novos aparelhos. Mas afinal o que é feito com todos esses dados?
Esses dados, para alguns podem ser informação, para outros apenas dados, mas temos que ter muito cuidado quando tocamos nesse assunto, afinal no meio desses dados pode se encontrar algo como um número de celular, ou endereço ou acesso ao seu perfil, esse ultimo que depois de toda a repercussão da NSA não é mais segredo para ninguém. Para alguns a valorização da qualidade é mais importante do que a quantidade, por que no meio de tudo isso eles só vão atrás do que eles estão interessados, mas por outro lado a quantidade de dados pode ser algo para o futuro, meios estatístico, se bem que hoje não se pode dizer que o problema é o espaço.