Big Bang
Em 1916 Albert Einstein publicou a teoria da relatividade, onde dizia que o universo estaria se expandindo ou então se contraindo, contrariando a idéia de que o universo seria estático ou inerte, aceito até então. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo George Gamow e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître. Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas. As primeiras partículas grandes, prótons e nêutrons, associaram-se para fazerem os núcleos de átomos leves como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos quimicos do universo.
À expansão, o universo se resfriou. Após 1 bilhão de anos do Big Bang, todos os elementos quimicos comçaram a reunir-se dando origem às galáxias.
Essa é uma explicação da origem do universo, de acordo com a teoria do Big Bang. Considerada a causa do surgimento do universo pela maioria dos cientistas, porém, muito contestada por alguns pesquisadores, filósofos ou religiosos.Podemos concluir que a origem do universo é um tema que gera diversos tipos de opiniões, sendo necessária uma análise crítica, daquele que não for de acordo com a teoria, que possa explicar o surgimento de todas as coisas.