Biedemeier
- Estilo Biedermeier Um estilo popular na Alemanha e na Áustria, desenvolvido no Império Austríaco e no resto da Europa Central, entre o período do Congresso de Viena 1815 e as Revoluções de nos Estado Alemães, em 1948. O termo Biedermeieré foi criado pelos escritores Ludwig Eichrodt e Adolf Kussmaul em alguns poemas satíricos e humorísticos publicados em uma revista em Munique no ano de 1855. O nome foi aplicado tanto a um estilo sóbrio de mobiliário e de decoração típico da Alemanha, como a pintura e a literatura do mesmo período. Caracterizado pelo sentimentalismo, pelo intimismo e por uma sátira bem humorada do mundo pequeno-burguês.
Arquitetura Biedermeier
A arquitetura desse movimento foi marcada pela simplicidade e simplicidade, mobilidade e funcionalismo, com isso a arquitetura Biedermeier era influente no Art Nouveau, a Escola de Bauhaus e outros movimentos artísticos do século XX. Uma das melhores arquiteturas desse estilo que ainda está preservada são os Edifícios Stadttempel.
Edifícios Stadttempel
Fonte: sombrasdetinta.blogspot.com
O Stadttempel, também chamado de Templo Seitenstettengasse, é a principal sinagoga de Viena, Áustria. Ele está localizado no distrito de Innere Stadt 1, em Seitenstettengasse 4.
A sinagoga foi construída em 1824 e 1826. O luxuoso Stadttempel foi montado em um bloco de casas e escondido da vista de rua, por causa de um decreto emitido pelo imperador Joseph II que lugares católicos romanos só de culto foram autorizados a ser construído com fachadas de frente diretamente em ruas públicas. Ironicamente, este edital salvou a sinagoga da destruição total durante a Kristallnacht em novembro de 1938, já que a sinagoga não poderia ser destruído sem incendiando os prédios para o qual foi anexado. O Stadttempel foi a única sinagoga na cidade de sobreviver a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas destruíram todos os outros 93 sinagogas e casas de oração judaico em Viena.
Pintura Biedermeier A pintura