biccaccio

313 palavras 2 páginas
Giovanni Boccaccio
Nasceu em 1313 na Toscana e morreu em 21 de dezembro de 1375, autor da obra o Decameron e da prosa italiana. Aos 23 anos, inspirado no caso amoroso que teve com uma jovem nobre, escreveu “Fiammetta” em que já se percebia fazer as análises psicológicas.
Boccaccio ainda jovem acompanhava seu pai em vários lugares inclusive Paris e Nápoles, sede de duas grandes monarquias. Onde conheceu Niccola Acciaiuoli, homem de confiança da corte e dos intelectuais.
De 1334 1335 compôs “Caccia di Diana” e “Filostrato”. Nos anos seguintes escreveu “Filocolo” (considerado o primeiro grande romance da literatura italiana) e a “Teseida” (poema evocativo das guerras míticas de Teseu). Sua produção em Nápoles seria bem diversificada, em prosa e verso.
De volta a Florença com o pai, Boccaccio escreveu várias obras entre 1342 e 1346 como a "Commedia Delle Ninfe Fiorentine" (ou "Ninfale d'Ameto"), a "Amorosa Visione", a "Elegia di Madonna Fiammetta" e o "Ninfale fiesolano". Essas obras caracterizaram-se pela influência local e criou uma nova língua narrativa em versos, que marcaram século 15.
Em 1365 durante o período de recolhimento Boccaccio escreveu o “Corbaccio”. No mesmo ano, foi mandado a Avignon para negociações com o papa Urbano 5º. Em 1367, depois de uma estada em Veneza, desempenhou nova missão junto a Urbano, agora em Roma. Em 1368, visitou Petrarca em Pádua e, em 1370, fez a última viagem a Nápoles.
"Decameron" escrito em (1349-1351), uma coleção de cem histórias irreverentes e satíricas em que retratava os costumes da sociedade de Florença. Após sua volta a Certaldo por volta de 1370 recopiou “Decameron” na versão que temos até hoje.
E em 1374, doente, redigiu o testamento, no qual doa sua biblioteca ao convento de Santo Spirito. A morte de Petrarca, ocorrida em julho, o deprimiu. Boccaccio morreu em 12 de dezembro de 1375 e foi sepultado em Certaldo.

http://educacao.uol.com.br/biografias/giovanni-boccaccio.jhtm

Relacionados