Biblioteca Pública de St. Louis
Localização: 1301 Olive Street, St. Louis, MO 63103, Estados Unidos
Principal elemento do sistema de Bibliotecas Públicas de St. Louis, a Biblioteca Central foi fundada por Andrew Carnegie e projetada pelo renomado arquiteto Cass Gilbert em 1912.
Cass Gilbert (Zanesville, 24 de novembro de 1859 - 17 de maio de 1934) foi um grande arquiteto estadunidense, pertencente ao movimento Beaux-Arts, idealizador de grandes obras públicas em seu país. De seus grandes projetos, se destacam o Woolworth Building, em Nova Iorque, e o Edifício da Suprema Corte, em Washington, D.C.
O Woolworth Building é um arranha-céu de 57 andares e 241 metros de altura. É um dos 50 arranha-céus mais altos dos Estados Unidos e um dos mais altos do mundo. Situa-se em Manhattan. Foi designado, em 1966, um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos e um Marco Histórico Nacional
O Edifício da Suprema Corte dos Estados Unidos é a sede da Suprema Corte dos Estados Unidos desde 1935. Foi designado um Marco Histórico Nacional em 1987, mas não integra o Registro Nacional de Lugares Históricos.
Beaux-Arts é um estilo arquitetônico originado na Escola de Belas Artes de Paris, combina influências gregas e romanas com ideias renascentistas. É um estilo muito ornamentado, com muitas colunas, flores, estátuas, etc. No Brasil, um exemplo é o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, construído no início do século XX. O estilo foi amplamente utilizado em prédios públicos e durou das últimas décadas do século XIX até a década de 1920.
O edifício original de três pavimentos da biblioteca foi projetado em estilo Beaux Arts; contava com uma lustrosa escada de granito, um foyer de recepção com teto em abóbadas e um grande hall central cercado por cinco "asas", quatro delas dedicadas para salas de leitura públicas e uma quinta, a Asa Norte, para um depósito de livros fechado ao público. Um esqueleto metálico estruturalmente independente, que serve como prateleira de livros e