Arquitetura neoclássica
Arquitetura da razão 1750-1840
Introdução à História da Arquitetura III
Amines Camargo
Cassiana Milanesi
Marina Knapp
Porto Alegre , Agosto de 2014.
Barroco
•
•
•
Embora muitos saibam que o estilo Barroco expresse um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência no meio cultural do século XVI e XVII, o Barroco na arquitetura traduz uma libertação espacial das geometrias convencionais vista até o presente momento.
As obras barrocas rompem o equilíbrio entre o sentimento e a razão, ou entre a arte e a ciência que os renascentistas procuravam demonstrar em suas construções.
No Barroco predomina a monumentalidade, as emoções exageradas, a arte-sacra e rebuscada, e não o racionalismo renascentista.
Características do Barroco:
- Preferência por plantas axiais ou centralizadas - Uso de contrastes entre cheios e vazios
- Formas convexas e côncavas
- Exploração de efeitos dramáticos de luz e sombra. - Integração entre a arquitetura e a pintura.
Obras do Barroco
•
Um bom exemplo da Arquitetura Barroca, é a Cúpula da Basílica de São Pedro, no
Vaticano. A planta original da cúpula foi projetada porMichelangelo. Após sua morte, logo no início da construção da Basílica, as obras foram repassadas ao arquiteto Giacomo Della Porta.
Também temos a Praça de São Pedro projetada por Bernini:
Vejam que a praça é de forma elíptica, cercada por duas grandes colunatas cobertas, que se estendem em curva, uma para a esquerda e outra para a direita, estando suas extremidades ligadas a fachada principal da Basílica de
S.Pedro.
Outro exemplo da Arquitetura Barroca, é o Palácio de Versalhes na França:
Se para os renascentistas os conceitos de volume e simetria caminhavam juntos, para a arquitetura barroca o que valia era a teatralidade e obras monumentais, provocando diferentes efeitos visuais, tanto no exterior, quanto no interior das construções.
Na maior parte da Europa, foram construídos palácios tão