Bibliografia
Lógica Aplicada – Eraldo
UNISAL
Americana
2013
George Simon Boole nasceu na Inglaterra dia 02 de novembro de 1815, criador da Álgebra booleana, usada na informática e na eletrônica digital. Boole teve o estudo com dificuldade mas determinado estudo na escola de Lincoln, começou gostado e estudando latim, fazendo a transformação de poemas para o inglês, com especulações de falsidade, foi determinado e aprendeu o idioma grego.
Seus estudos na matemática começaram com o pai, estudo em escola comercial até os vinte anos, deu aulas na escolas da região de Lincoln, com isto segui a profissão, pois com dificuldades financeiras, não consegui seguir a carreira de direito. Aos 20 anos, abriu uma escola de matemática, oferecia o curso de qualidade, durante sua carreira, Boole dominou a Mecânica Celeste e Analítica. A sua contribuição para a informática no princípio foi um artigo sobre Cálculo de variações. Abrangendo até descobertas que foram usadas pelo Eisntein. Também resultou em trabalho com a Simetria das Relações Algébricas que fez com a compreensão fosse interpretada sem o uso de números, caso deste trabalho foi publicado no Jornal Matemático de Cambridge.
1840, foi eleito professor principal de matemática, na Irlanda, onde trabalho até o fim da vida. 1844 recebeu a medalha de ouro da Royal Society of London for the Improvement of Natural Knowledge (Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural) por trabalhos sobre aplicações algébricas.
1854, lançou o livro Uma Análise Matemática da Lógica, onde mostrou a Álgebra de Boole, na qual estabeleceu o conjunto de símbolos matemáticos para substituir afirmativas da Lógica Formal de Aristóteles. Fazendo com que não fosse usado necessariamente a metafísica para associar a lógica matemática, sendo um trabalho de uma grande abrangência que mostra as Teorias da Lógica e das Probabilidades, fazendo com que a Álgebra de Boole seja a base da