Paradigmas Estratégico da Gestão da Produção
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE SÃO JOSÉ.
CENTRO UNIVERSITÁRIO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
JAQUELINE BATISTA.
PARADIGMAS ESTRATÉGICOS DE GESTÃO DA MANUFATURA (PEGEMs): ELEMENTOS-CHAVE E MODELO CONCEITUAL.
SÃO JOSÉ, 18 DE SETEMBRO DE 2013.
JAQUELINE BATISTA
PARADIGMAS ESTRATÉGICOS DE GESTÃO DA MANUFATURA (PEGEMs): ELEMENTOS-CHAVE E MODELO CONCEITUAL.
Trabalho apresentado à disciplina de Administração da Produção, 5º período de Administração, Profº. FLÁVIO ANTÔNIO COZZATTI.
SÃO JOSÉ, 18 DE MARÇO DE 2013.
O artigo esta trabalhando com os paradigmas dentro da gestão de produção, a busca da melhoria das organizações para elas se matarem competitivas dentro do mundo globalizado. O texto trabalha mais com o termo Manufatura, porque ela explica melhor a ligação entre a fabricação de bens e não a complementação da geração de serviços, esse novo termo que é proposto ele vem trabalhar de maneira associada aos novos paradigmas dentro dessa literatura moderna de gestão da produção, mas sim por meio da criação de elementos chaves que é o direcionamento, os objetivos, os princípios e os capacita dores.
Os PEGEMs oferecem um jeito de usar a estratégia na manufatura, desde que cada um atue nos objetivos estratégicos da produção. O artigo foi dividido em cinco partes do que modo para explicar melhor o conceito, os elementos chaves, como foi aplicado.
A definição e os elementos chaves dos PEGEMs, vem de muito antes, vem já da época do Henry Ford com a Manufatura em Massa e ao passar dos séculos ela foi transformada em Manufatura de Massa Atual (MMA), que ainda é utilizada em algumas empresas, depois foi o Japão na década de 50 a Manufatura Enxuta que se tornou mais forte pela década de 70 e depois disso. E depois disso lá pela década de 80 para 90 surgiram outras três importantes paradigmas que são as Manufatura Responsiva, depois a Customização