Bibliografia Domenico de Masi
Domenico De Masi nasceu em Rotello em 1938, e frequentou a Universidade em Perugia onde se graduou em Direito. Por três anos, depois da graduação se especializou em Sociologia do Trabalho em Paris. Hoje atua como professor de Sociologia das profissões na universidade La Sapienza de Roma.
Também foi Assessor de Cultura e Turismo em Ravello, onde lutou por um turismo de qualidade baseado na cultura.
Suas escritas e trabalho abordam temas que vão do mercado de trabalho à estrutura organizacional, das estratégias empresariais à motivação individual, do teletrabalho à qualidade dos produtos e serviços, dos grupos criativos à ética, da estética ao clima das organizações.
Entre suas obras, as principais em português são:
Emoção e A Regra, A (1997) - Jose Olympio
Sociedade Pós-Industrial, A (1999) - Senac São Paulo
Criatividade e Grupos Criativos, V.1 (2005) - Gmt
Criatividade e Grupos Criativos, V.2 (2005) - Gmt
Desenvolvimento Sem Trabalho (1999) - Esfera
Ócio Criativo, O (2000) - Gmt
Futuro do Trabalho, O (2003) - Jose Olympio
A Economia do Ócio
Diálogos Criativos- Sextante
Pensamento de Domenico De Masi
Domenico de Masi aplicou parte de suas ideias baseado no pensamento de John Maynard Keynes, onde dizia: “Diante do atual estágio de avanço tecnológico, a carga de trabalho deveria ser reduzida para 15 horas semanais, para que todos pudessem trabalhar um pouco.” Assim, Masi defende uma nova forma de enxergar e se relacionar com o trabalho, para ele o certo seria uma jornada laboral de trabalho de 5 horas semanais.
Masi ganhou popularidade utilizando o ócio criativo, ele defende que a solução para as altas taxas de desemprego no mundo é a redução da jornada de trabalho em escala proporcional colocando novas tecnologias que subsistiu a mão de obra, ou seja, ele propõe que se houver menos horas de trabalho, o trabalhador terá mais tempo livre para aproveitar com o lazer e assim o numero de desempregados diminui, pois havendo 5 h o