Bibliogradia Sebastião da Gama
537 palavras
3 páginas
Bibliografia de Sebastião da GamaSebastião Artur Cardoso da Gama abriu os olhos para a vida em Vila Nogueira de Azeitão, a 10 de Abril de 1924. Era o filho mais novo de um comerciante e de uma doméstica.
O infortúnio surgiu – lhe aos 14 anos, quando lhe foi diagonósticado uma tuberculose óssea, que servia em grande parte responsável, mais tarde, pela sua morte, pois debilitou – o. Por conselho médico, mudou – se para a Serra da Arrábida, local que irá marcar a sua poésia de uma froma muito forte. Mas não foi só a “Serra Mãe” que o encantou. O jovem Sebastião deixou – se fascinar pelo mar. A doença e o isolamento em que vivia nuncs lhe retiraram a alegria e a sua capacidade de se relacionar facilmente com as pessoas.
Esttudou Filologia Romântica na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa tendo concluido o curso em 1947. Seguidamente, deu aulas na Escola Comercial e Indústrial João Vaz, em Setúbal, durante um ano. Não obstante o curto período em que o jovem professor deu aulas, os alunos ficaram profundamente marcados pela sua abertura ao diálogo e pelo seu amor à poesia.
Em seguida é colocado em Lisboa, na escola Veiga Beirão. Nessa altura, começa a escrever um diário, no qual relatava a sua experiência enquanto professor e os métodos que usou para estreitar o contacto com os alunos.
Publicou alguns poemas, sob o pseudónimo Zé d’Anixa, em jornais (Gazeta do Sul) e revistas literárias (Brotéria e Távola Redonda).
Em 1951, casa com Joana Luísa, amiga de adolescência e sua vizinha.
Nesse mesmo ano, publicou o quarto livro de poesia intitulado Campo Aberto.
No ano a seguir, o seu estado de saúde agrava – se e é internado em Lisboa.
Morre aos 27 anos de idade, com uma meningite renal, sete meses após ter se casado.
Algumas obras:
1945 – Serra Mãe
1946 – Loas a Nossa Senhora da Arrábida.
1947 – Cabo da Boa Esperança
1951 – Campo Aberto
títulos póstumos:
1953 – Pelo nosso sonho é que vamos
1958 – Diário
1967 – Itinerário