Biblia
ALUNO: ANTONIO CARLOS FERNANDES DOS SANTOS,
1.parte
Citar, com comentários analíticos, vida e obra de cinco sociólogos pós-moderno
Georg Herbert Mead nasceu em South Hadley, Massachusetts em 1863 e morreu em Chicago em 1931. Foi um filósofo americano de importância capital para a sociologia, pertencente à Escola de Chicago. Juntamente com William James, Pierce e Dewey, Mead faz parte de uma corrente teórica da filosofia americana denominada de pragmatismo. Herbert Blumer, em 1937 classifica o pensamento de Mead, juntamente com o de vários filósofos e sociólogos, como pertencente a uma linha de pensamento mais geral denominado de interacionismo simbólico.
Entre os teóricos relevantes para sua formação esta Wilhelm Wundt (foi o revisor dos primeiros quatro volumes da Völkerpsychologie) através dos seus estudos em Berlim (pós graduação em filosofia e psicologia). Opôs-se ao reducionismo proposto pelos behaviorismo de Watson, posteriormente reapresentado por B. F. Skiner (que consideravam como metafísicos os conceitos de mente, self, consciência)
Compartilhava com Wundt quanto a importância das pesquisas sobre a linguagem no comportamento para conseguir o entendimento do que é a mente, só que para ele a mente era um produto da linguagem ao contrário de Wundt que considerava a linguagem com um produto da mente; Piaget retoma esse problema pesquisando aspectos da relação entre linguagem (aquisição e desempenho) e inteligência, postulando que apesar da relativa independência destas e existência da inteligência pré-verbal. Para ele, é através da função simbólica que o indivíduo atinge (aos 12 anos caracterizando o período das operações formais) a capacidade de raciocinar sobre hipótese e enunciados e não mais sobre objetos postos sobre a mesa ou imediatamente representados.
Considerando os escritos dos modernos estudiosos da linguagem, como o linguista Noam Chomsky e o psicólogo B. F. Skiner (autor de comportamento