biblia palavra de Deus
A principio é tratado sobre a tradição na religião de Israel dizendo que a tradição não é apenas um fato ocorrido, mais é uma lei, de Deus, contando as historias da intervenção de Deus para deixar os israelitas confiantes a Deus e a observância dos seus mandamentos.
Existiam duas formas de transmitir essa tradição que era a oral e a tradição escrita, a primeira a ser transmitida foi a tradição oral, por muitas anos, após um período de tempo foi usado a tradição escrita para guardar os conhecimentos originais.
Para poder deixar de modo claro o caráter e significado da tradição de Israel foi dividido em quatro (4) pontos:
A) É uma tradição VIVA que se mostra de formas variadas e mutáveis: tradição oral, literárias menores, tradições escritas, redação definitiva do livro, tradições interpretativas atualizadas que se alimentam da Sagrada Escritura e a acompanham.
B) A tradição é a vida do povo de Deus em vários ambientes, estruturas e manifestações sobre família.
C) O conteúdo da tradição é determinado desde o inicio pela aliança com Iahweh, e depois é enriquecido graças ao repetir-se das intervenções de Deus no meio de seu povo.
D) A tradição combina dois carateres complementares: a estabilidade e o Progresso.
Após as tradições, com a vinda de Cristo para a Terra se dá inicio a outra tradição, a nas origens cristãs.
Sem duvida, Jesus se apresenta como opositor dos abusos da tradição humana, ainda que chamada tradição dos antigos, isso ele mostra em Marcos 7,8-9. Nem foi por isso que Jesus se tornou inimigo da autêntica tradição de Israel, que estava colocada como base nas leis e nos profetas.
Com isso chegamos a tradição de “Jesus” com suas palavras e ações o mesmo deu inicio a uma nova tradição. Que era muito radical que é a interpretação da Escritura dada por Jesus. Mas a novidade de Jesus é outra: o seu agir