Bibiografia de Filosofos Pre-Socráticos
Trabalho de Filosofia
Manaus-AM
10/01/14
Escola Estadual Eliana Lúcia M. Da silva
Professor:
Aluno:
Série: 9º ano Turma: 02
Trabalho de Filosofia
Tema: Bibiografia de Filosofos
Pre-Socráticos
Trabalho solicitado pela Professor ........................., para obtenção de nota parcial para o 1º Bimestre na matéria de filosofia.
Manaus-AM
10/01/14
Conceito de Filosofia
Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
Pré-socráticos e seus pensamentos
Tales de Mileto (624--548 a.C.)
Atribui-se a Tales a afirmação de que "todas as coisas estão cheias de deuses", o que talvez pode ser associado à ideia de que o imã tem vida, porque move o ferro. Essa afirmação representa não um retorno a concepções míticas, mas simplesmente a ideia de que o universo é dotado de animação, de que a matéria é viva (hilozoísmo). Além disso, elaborou uma teoria para explicar as inundações no Nilo, e atribui-se a Tales a solução de diversos problemas geométricos (exemplo: teorema de Tales). Tales viajou por várias regiões, inclusive o Egito, onde, segundo consta, calculou a altura de uma pirâmide a partir da proporção entre sua própria altura e o comprimento de sua sombra. Esse cálculo exprime o que, na geometria, até hoje se conhece como teorema de Tales.
Tales foi um dos filósofos que acreditava que as coisas têm por trás de si um princípio físico, material, chamado arché. Para Tales, o arché seria a água. Tales observou que o calor necessita de água, que o morto resseca, que a natureza é úmida, que os germens são úmidos, que os alimentos contêm seiva, e concluiu que