BHESTCOMDVD

798 palavras 4 páginas
Como prometido, vim te mostrar detalhadamente o porquê que a mais-valia ser um engano lógico.

A explicação que tu me deu sobre a mais valia foi a mesma explicação, rasa, que sempre vejo... esperava algo novo.

Mas bem. Essa ideia se dá baseada no conceito de valor de horas trabalhadas. E isso, ao meu ver, é altamente falacioso.

Imagine que, um marceneiro faz mesas muito resistentes, mas feias, com acabamento ruim. E vende cada mesa por 50. Ele acha bobagem o acabamento.

Outro marceneiro, faz mesas muito bonitas, com ótimo acabamento, mas com acabamento impecável, muito bonitas. Também vende por 50. Ele acha bobagem fazer mais resistentes.

Então chega um empreendedor e faz a seguinte proposta pra cada um deles: te pago 20% a mais do que tu ganharia sozinho, mas tu faz só o que eu mandar.

Ele faz o primeiro fazer só a estrutura das mesas e o segundo só o acabamento. Faz mesas fortes e bonitas, e vende por 200, já que são únicas no mercado e as pessoas se interessam muito.

Os dois, ganham 20% a mais do que ganhariam sozinhos, e ainda assim o empreendedor, "que nada faz", lucra.

Nesse exemplo, fica claro que não houve nenhuma exploração da mais-valia. O que aconteceu foi que o empreendedor foi visionário. Ele pode ter trabalhado anteriormente, economizado, acumulado dinheiro pra trocar por um galpão, onde montou sua marcenaria. Ele arriscou desperdiçar mão de obra e materiais, caso não desse certo. Ele iria perder todas suas economias caso desse errado. Mas arriscou, e como estava certo, ganhou.

Os marceneiros agora, se tiverem capacidade, podem inclusive se demitir e montar sua própria fábrica... mas será que vale a pena deixar de ganhar 20% a mais, pra trabalhar sem ter "o olho do empreendedor" sobre eles? Arriscar o próprio pelego e perder a garantia do salário?

Com um exemplo claro assim fica fácil perceber porque a mais-valia é uma falácia, um engano lógico.

O valor das coisas não vem por um ente mágico que avalia as horas

Relacionados