Bgvb
TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO DO AÇÚCAR
CAMPO GRANDE – MS, JUNHO DE 2010.
Instituto Educacional Paulo Freire
FLOTADOR DE XAROPE
Aluno:
Professor: Arnaldo
CAMPO GRANDE – MS, JUNHO DE 2010.
Flotador de Xarope Tem como objetivo a remoção das substâncias que dão cor ao açúcar, bem como dos materiais insolúveis em suspensão (que aparecem como “insolúveis” no produto final) e das macromoléculas (dextrana) responsáveis pelo aumento da viscosidade do xarope e conseqüentes problemas nas etapas seguintes de fabricação. Os equipamentos que compõem um flotador de xarope são:
• Caixa cilíndrica de aço carbono geralmente com pintura em epóxi.
• Raspadores em sua superfície, também uma caixa com saída de xarope.
• Aquecedores de xarope, que são do tipo tubular e estão dispostos na horizontal, ou aquecedores diretos.
Figura 20.1 – Flotação do Xarope
[pic]
Figura 20.2 – Flotador do Xarope
[pic] Figura 20.3 – Xarope
Purificação por Flotação
[pic]
Figura 20.1 – Purificação por Flotação
Conceitos Gerais
A flotação é um processo de separação sólido-líquido e líquido-líquido onde os materiais em suspensão são recuperados através de sua adesão às bolhas de um gás (geralmente ar), tornando os mais leves que no meio.
Descrição Geral
• O controle da operação do flotador é efetuado de forma a se obter um lodo flotado o mais concentrado o possível. • A concentração e espessura da camada do lodo flotado é regulada pelo ajuste do nível de operação do flotador. • O xarope clarificado é retirado por gravidade do flotador para o tanque.
• O lodo flotado é removido por meio de raspadores de superfície e recolhido na calha de lodo, onde seguirá para caixa de caldo misto.
Fosfatação
Utiliza-se acido fosfórico para promover a microfloculação das impurezas do xarope, e sua dosagem vai depender da qualidade do xarope.
Aquecimento O xarope deve ser aquecido, próximo