Betinho
Herbert José de Souza (Betinho) nasceu em 03 de novembro de 1935, na cidade de Bocaiúva, em Minas Gerais, é formado em Sociologia e Política de Administração Pública. Betinho portava uma doença geneticamente transmitida chamada hemofilia. Por causa da doença, Herbert fazia transfusões de sangue constantemente, o que mais tarde o levou a se infectar com o vírus HIV. Betinho caminhava rumo aos direitos humanos e para ideais de solidariedade, a fim de tornar a sociedade mais justa.
Betinho, cursou em 1962, Sociologia e Política de Administração Pública pela Universidade de Minas Gerais. Neste período, participou como líder nacional dos grupos de juventude católica que representavam a ambição pelas transformações sociais, depois, participou das conquistas pelas chamadas "reformas de base", que se caracterizavam pela reestruturação de uma série de setores econômicos e sociais como também alterações nas estruturas políticas. Nesta época passou a exercer funções de coordenação e assessoria no Ministério da Educação e Cultura e na Superintendência de Reforma Agrária, além de elaborar estudos sobre a estrutura social brasileira para a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), da ONU. Neste período também participou dos movimentos operários brasileiros.
Após o golpe militar de 1964, Herbert passou a atuar na resistência contra a ditadura militar, dirigindo organizações para combater o regime político que se implantava. Devido a isso, acabou sendo exilado no início da década de 70, buscando refúgio em vários países, como Chile, Canadá e México.
Retornou ao Brasil somente em 1979, quando os movimentos pela democratização dos meios de comunicação estavam em crescimento. Com o seu retorno, passou a lutar pela ampla democracia e pelas causas sociais. Em 1981, criou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), que tinha como principal objetivo possibilitar as informações sobre a realidade econômica,