besteira
Segundo o autor, o mapa do Brasil de 1808 era parecido com o atual, porém o Estado do Acre iria ser vendido à Bolívia em 1903. No tempo do governo de D. João VI a província Cisplatina ficaria com o Brasil em 1817, contudo teria uma independência5, transformando-se no que conhecemos hoje como Uruguai. Em 1750 o Tratado de Madri anulou o antigo Tratado de Tordesilhas redelineando as fronteiras das colônias portuguesas e espanholas com base no conceito de ocupação efetiva do território.
Essa independência aconteceu onze anos mais tarde, ocasionando um país, o Uruguai atualmente.
A administração portuguesa para defender o sucesso de Portugal que dependia da ocupação e da defesa do Brasil,construiu fortalezas para proteger os pontos estratégicos. Em 1808, os grandes rios da Amazônia estavam razoavelmente explorados.
A corte portuguesa ao chegar ao Rio de Janeiro se deparou com uma explosão populacional, pois com a descoberta de ouro e diamante no final do século XVII, houve uma forte migração da Europa6 para o interior do Brasil. Durante o século XVIII, o tráfico de escravos cresceu, quase 2 milhões de negros cativos vieram trabalhar nas minas e lavouras do país.
Três meses e treze dias foi o tempo que a província de São Pedro do Rio Grande – atual Estado do Rio Grande do Sul – soube da guerra entre Portugal e Espanha, chegando à notícia no dia 15 de junho de 1801, mas já havia terminado o confronto, sendo Portugal derrotado. O capitão-de-arma, Sebastião Xavier Veiga Cabral da Câmara, anunciou guerra aos vizinhos espanhóis e junto às tropas portuguesas pegou uma vasta área7. Assim, Portugal ganhou no Brasil uma disputa que tinha perdido na Europa.
O governo português possuía como objetivo manter o