Bertioga
Biologia – Professora Valquíria
Estação Ecológica Jureia – Itatins - Peruíbe
Ana Carolina Lobo
Isis Melo de Carvalho
Gustavo Moreti
Leonardo Tamassia
Lury Calmon Godoy
Pedro Dantas
Rafaella Rodrigues
04/04/2012
Introdução
No dia 23 de março, fomos a Jureia para fazer um trabalho de campo com o objetivo de conhecer e vivenciar a região do Manguezal, Costão Rochoso e Região de Restinga do litoral Sul de São Paulo, suas características típicas de fauna e flora e sua importância ecológica na procriação e no desenvolvimento de diversas espécies da fauna marinha, como rota migratória de aves e alimentação de peixes.
2
Questões que foram desenvolvidas durante o percurso à trilha, a região do manguezal e do costão rochoso
1. Planta Angiosperma
São conhecidas cerca de 350 mil espécies de plantas - desse total, mais de 250 mil são angiospermas. A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa 'bolsa', e sperma, 'semente'. Essas plantas representam o grupo mais variado em número de espécies entre os componentes do reino Plantae ou Metaphyta. As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos. As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado - o néctar - que serve de alimento para as abelhas e outros animais. Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem produzem néctar. Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.
Planta Pteridófita
A palavra pteridófita vem do grego pteridon, que significa 'feto'; mais phyton, 'planta'. Antes da invenção das esponjas de aço e de outros produtos, pteridófitas foram muito utilizadas como instrumento de limpeza. Atualmente, a