benzodiazepinicos
INTRODUÇÃO
Os benzodiazepínicos são um grupo de fármacos ansiolíticos utilizados como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares, para amnésia anterógrada, atividade anticonvulsante e estão entre as drogas mais prescritas no mundo. A falha da compra desse medicamento está também associada à falsificação da receita e até mesmo a venda sem orientação de um médio trazendo uma falha nas vendas. Ganham destaque pesquisas relacionadas a automedicação e a medicação em demasia em diversos segmentos da sociedades, desconsiderado a pratica desregrada e a considerando inconveniente pela medicina a sociedade. (CASTRO, 2012) Estudos revelam que 10% a 20% da população, fazem uso de hipnóticos ou ansiolíticos em algum momento de suas vidas ( coelho, 2008). Os benzodiazepínicos, agem também como coadjuvante na anestesia geral ou como formas sedativas, em procedimentos médicos invasivos é utilizado para acalmar o doente, é usado também como relaxante muscular ou neuromuscular. Efeitos úteis e indutores do sono, modificam a percepção da dor e do perigo não afetando a condição dos estímulos mais revitalizando – os emocionalmente, ou seja os doentes sentem a dor ou o perigo, mas não se sentem incomodados.
Desenvolvimento
A maioria dos usuários de BZD são do sexo feminino, e o número aumenta conforme a idade,que são geralmente pessoas com problemas psiquiátricos, viúvas, idosos etc... (NORDON, 2009)
Segundo Nordon et al . (2009) A preescrição isolada do BZD pelos Clínicos Gerais eram devido a Insônia e Ansiedade e algumas mulheres também buscavam pela preescrição por causa da depressão. Estima-se que o consumo seja aumentado em certas populações devido a diversos motivos, no caso do local estudado e citado no artigo, seria o ambiente e as interações sociais, o que acarretaria alta procura da medicação (NORDON, 2009)
Segundo Castro et al. (2012) O número de internações provocadas por reações adversas ao medicamento,