Benflogin
Fármaco Benflogin
Maringá, 10 de Setembro de 2014
Introdução
O cloridrato de benzidamina é um anti-inflamatório não esteriodal, derivado do imidazol, indicado para uso sistêmico ou tópico, pertencente aos anti-inflamatórios primários, pois inibe os processos inflamatórios mais com os mecanismos locais do que com os sistêmicos. Atuando mais em tecidos inflamados, seus efeitos se manifestam somente em órgãos patologicamente alterados.
Desenvolvimento
O nome fantasia do cloridrato de benzidamina com designação comercial são Benflogin® e Flogoral®
No Benzidamina é encontrado o principio ativo clorídrico de Benzidamina.
Sua fórmula molecular é a:
Sua fórmula estrutural é: C19H23N3O
O seu mecanismo de ação é a inibição da enzima ciclo-oxigenase (COX), levando a uma diminuição da síntese de prostaglandinas.
A sua forma de obtenção é sintética, isto é, produzido em laboratório com fins medicinais.
A indicação é de se usar drágeas de 50 mg, administradas de 8 em 8 horas e dependendo da patologia o médico pode reajustar a dose até um limite de 300 mg/dia. Ingerir após as refeições, com 1 copo de água.
A contra-indicação é que não são recomendados na segunda metade da gravidez pela possibilidade de defeitos circulatórios no feto e aumento do tempo de gestação, não ingestão de bebidas alcoólicas (risco de ulceração), não ingerir após cirurgias (aumenta risco de sangramento) e não associar com outros anti-inflamatórios não esteroides ou com analgésicos.
Os aspectos curiosos a respeito do cloridrato de benzidamina é a sua superdosagem, que causa efeitos alucinógenos, principalmente se ingerido juntamente com bebidas alcoólicas, podendo provocar irritação estomacal e até mesmo hemorragia interna. Os efeitos visuais são semelhantes aos provocados pelo uso de ácido lisérgico (LSD). Ocorre o aumento da dopamina