Benefícios de saúde para os trabalhadores e para as empresas: análise da aplicação do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) de uma empresa de grande porte do centro oeste do Paraná.
3522001 - Marcela Maria de Melo 20090092 -1
Armenes Ramos - orientador 2
Resumo: A Previdência Social criou um multiplicador variável em 2008, FAP, ( Fator Acidentário de Prevenção) o qual pode variar entre 0.5 a 2.0 inteiros sobre a folha de pagamento da empresa, com o objetivo de incentivar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador estimulando as empresas a implementarem políticas mais efetivas em saúde e segurança no trabalho para reduzir a acidentalidade, o estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de uma empresa de grande porte do centro oeste do Paraná, que possibilitou a redução dos seus acidentes e conseqüentemente reduziu a alíquota paga à Previdência Social.
Palavras chave: Previdência Social, FAP, Trabalho
1. Marcela Maria de Melo – Enfermeira - Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO - Enfermagem do Trabalho – IBPEX e-mail: marcelamelo20@yahoo.com.br
2. Armenes J Ramos Junior – Doutor pela UFPR – Professor Especialização IBPEX
Introdução:
A saúde é tratada nas empresas desde a primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial, em 1830, surgiu o primeiro serviço de medicina do trabalho, com o Dr. Robert Baker, este tipo de serviço era basicamente trabalhado na figura do médico e o com base no pensamento curativo, todas as responsabilidades e programas eram tratados por este profissional; que ainda deveria ser de inteira confiança do empresário. (Mendes, R; Dias, E.C; 1991).
No período pós guerra, observou-se o grande número de mortes, mutilações, acidentes de trabalho, doenças relacionadas ao trabalho, isso gerou uma conseqüência negativa para os empregadores, que começaram a perder a grande mão de obra produtiva, e as companhias de seguro com o pagamento dos altos custos das