Benefícios da poupança
A remuneração da poupança em todos os bancos do Brasil era feita com a taxa de juros de 6,17% ao ano ou 0,5% ao mês, mais Taxa Referencial (TR), essa regra é válida para poupanças com depósitos feitos antes de 03/05/12. Depósitos feitos a partir de 04/05/12 serão calculados com base na Taxa Selic. Os novos depósitos serão calculados da seguinte forma, Taxa Selic menor ou igual a 8,5%, será calculado 70% da Selic mais TR, para Selic maior que 8,5% continuará valendo a regra anterior de 0,5% ao mês, não alterando investimentos anteriores a esta data. Essa regra por enquanto segue sem uso, já que a cotação da Selic feita em 09/10/13 está em 9,5% usando a regra anterior. Abaixo os principais benefícios da poupança.
Segurança de retorno garantido: A Poupança é um dos investimentos mais tradicionais, simples e seguros para aplicar seu dinheiro, pois a rentabilidade nunca será negativa, a TR pode até ser zero, mas o rendimento sempre é igual a 0.5% ao mês ou 70% Selic se menor ou igual a 8,5%.
Isento de Imposto de Renda e IOF: O seu retorno embora sendo mais baixo o seu rendimento, em relação a outras aplicações financeiras, ainda é grande o investimento na Conta Poupança, não sofrendo quase nenhuma cobrança de tributo, sendo isento de Imposto de Renda e IOF.
Sem Cobrança de Taxa de Manutenção: A Taxa de Manutenção ou Cesta, que muda de nome de acordo com o banco, é uma mensalidade cobrada com desconto em conta e que pode variar de acordo com o tipo de conta, usado como parâmetro de pesquisa, o Banco Itaú S/A, cobra o valor de R$ 5,30 de mensalidade em uma conta simples (First Conta Itaú), sem direito a talão de cheques e limite de 9 saques, sendo cobrado se houver excedentes, e pode chegar a R$ 50,00 mensais se escolher uma conta completa (Itaú Uniclass Conta Benefícios 2.0) com 40 folhas de cheque mensal e com saques, transferências e extratos ilimitados, a economia mensal com uma Conta Poupança pode chegar em média a 250 reais anuais.
Sem