Beneficios terapeuticos da babosa
Introdução
Vários fatores têm contribuído para o desenvolvimento tecnológico e científico da cosmetologia: a constante evolução do conhecimento funcional e bioquímico da pele, a descoberta de novos princípios ativos, a conscientização do fotoenvelhecimento causado pelos raios solares, a valorização da vida (LEONARDI, 2008).
As civilizações vêm acumulando conhecimentos sobre as propriedades alimentícias, medicamentosas, toxicológicas das plantas. Seja de forma empírica ou por sofisticadas pesquisas, o homem não pára sua busca na natureza por novas descobertas que possam trazer benefícios para sua saúde, beleza e longevidade (LORENZI, 2002).
A Organização Mundial de Saúde estima que 80% da população nos países em desenvolvimento no mundo, de algum modo, utiliza plantas medicinais como medicamentos. Isso significa que aproximadamente 3,5 a 4 bilhões de pessoas confiam nas plantas como fontes de drogas. (PENILDON, 2006).
Aloes são plantas cultivadas em várias partes do mundo, com mais de
400 espécies catalogadas. Tem uso e conhecimento popular e também envolve pesquisas científicas de ponta (PATROCÍNIO, 2010).
Desenvolvimento
Cosméticos são produtos constituídos por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo em partes do corpo como pele, cabelos, pelos, unhas, órgãos genitais externos, dentes, com o objetivo de higienizá-los, mantê-los em bom estado, alterar sua aparência ou corrigir alterações orgânicas e funcionais (LEONARDI, 2008).
Medicamentos Fitoterápicos são medicamentos farmacêuticos obtidos por processos tecnologicamente adequados, empregando-se exclusivamente matériasprimas vegetais, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade (PENILDON, 2006).
Cada vez mais a pesquisa no