Aplicações e efeitos da babosa (aloe vera)
Sintetização e produção da pomada de babosa
Bárbara Benevides Dias de Freitas
RESUMO O objetivo central deste trabalho tem como foco a manipulação da seiva da babosa para a fabricação de uma pomada para queimaduras de 1° e 2º grau, já que são tipos de queimaduras que só atingem a parte superficial da pele, ou seja, a epiderme, tendo em vista que as queimaduras de 3ºgrau atingem a endoderme e outras partes do s ferimentos, sendo necessário um estudo mais aprofundado sobre esta parte. (lembrando sempre que não faremos testes em humanos por serem necessárias uma série de autorizações junto aos órgãos responsáveis ANVISA* Secretaria da saúde, etc.), nossa proposta de trabalho é demonstrar os prós e os contras quanto a fabricação desta pomada, tentando faze-la com baixo custo para que em uma fabricação em grande escala ela seja vendida a um preço bem acessível a todas as pessoas.
ANVISA* Agencia Nacional de Vigilância Sanitária
I- INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade, as plantas medicinais já eram utilizadas para a cura de inúmeras doenças. Registros históricos de 5 mil anos mostram que os sumérios já usavam ervas para fins medicinais. O primeiro livro sobre ervas já registrado data de 2700 A.C e vem dos chineses com uma lista de 365 plantas (BIAZZI, 2003).
Atualmente, a medicina progride em todos os sentidos, mas o interesse crescente pela fitoterapia e pela homeopatia como opções terapêuticas vem crescendo dia-a-dia (Oliveira, 1992). A fitoterapia consiste no conjunto das técnicas de utilização dos vegetais no tratamento de doenças e na recuperação da saúde. Como método terapêutico, a fitoterapia faz parte dos recursos da medicina natural.
Hoje, das 300 mil plantas conhecidas, umas 2000 são utilizadas pela medicina, e em todos os grandes centros comerciais do mundo (BIAZZI, 2003). Calcula-se que o Brasil disponha de algo entre 60 a 250 mil espécies vegetais, onde 40% delas devem conter propriedades