benchmark
PROF. ANGELO PERES
MANUELA GAIÃO (142860003-7) QUESTÃO 1:
a) Ford; Harley-Davidson; IBM Credit.
b) Ford: A Ford, com cerca de 500 pessoas trabalhando em seu departamento de contas a pagar, descobriu que sua concorrente, a Mazda, fazia o mesmo serviço com apenas cinco pessoas. A Ford fez uma análise e concluiu que seus procedimentos de contas a pagar e recebimento de mercadorias eram muito complexos e apresentavam duplicação de esforços. Muito tempo era gasto com a verificação de inúmeros documentos e com a correção de erros. Suas práticas administrativas, que vinham de longa data, contribuíam para a ocorrência dessas disfunções. Era comum os fornecedores mandarem para Ford o que quisessem. A empresa propôs-se a resolver esse problema por meio da reengenharia, copiando as soluções da Mazda.
O processo existente na Ford era o seguinte:
• A área de compras enviava uma Ordem de Compra ao fornecedor.
• O fornecedor entregava a mercadoria na recepção de material da Ford, e ao mesmo tempo enviava uma fatura à área de contas a pagar.
• A mercadoria era conferida, e emitia-se um documento para a área de contas a pagar.
• A área de contas a pagar conferia os três documentos: a ordem de compra original, a fatura e o documento de recepção da mercadoria.
• Se as informações conferissem, emitia-se um cheque para o fornecedor. Caso contrário, fazia-se uma análise dos erros encontrados, acionando-se as áreas de compras e recepção de materiais, e o fornecedor, para as correções devidas.
A Ford propôs-se a reduzir seus funcionários de 500 para 100. Essa meta foi efetivamente cumprida. No novo sistema Ford, todas as conferencias eram deixadas a cargo do computador e introduziu-se um sistema de pagamento sem fatura.
Com a aplicação da Reengenharia, a nova rotina ficou a seguinte:
• Quando a área de compras emite uma Ordem de