Bem vindo!
Imperador da França de 1852 a 1870. Carlos Luís Napoleão Bonaparte nasceu em Paris em 20 de Abril de 1808. Era o terceiro e último filho do Rei Luís e da Rainha Hortense da Holanda; era também sobrinho de Napoleão I. Em sua juventude, entrou em relações com a sociedade secreta dos carbonários e participou da insurreição da Romanha contra o papa. Considerou-se pretendente ao trono francês. Tentou pela primeira vez um golpe de estado em Estrasburgo (1836) e em seguida em Boulogne (1840), depois do que passou seis anos na fortaleza de Ham, de onde conseguiu fugir para a Inglaterra.
Após a revolução que levou à queda do rei Luís Filipe em Fevereiro de 1848, Luís Napoleão regressa à França e apresenta-se como candidato à presidência da república. Vence as eleições por 5.434.226 votos contra 1.448.107 votos dados ao general Cavaignac. Em 2 de Dezembro de 1851 dá um golpe de estado e assume poderes ditatoriais. Presidente da Segunda República entre 1848-1851 e Imperador de 1852 até 1870. Seu reinado, que foi o triunfo da reação tanto no interior como no exterior, terminou, depois do desastre de Sedan, com a proclamação da república. Depois da queda do império, Napoleão passou o resto da vida na Inglaterra. Marx examina todo esse período da história da França em sua famosa obra “O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte”.
QUEM FOI? Este grande personagem da história nasceu na Córsega, no ano 1769. Ainda muito jovem, com somente dez anos de idade, seu pai o enviou para a França para estudar em uma escola militar. Apesar de todos os desafios que encontrou por lá, sempre se manteve muito determinado. Seu empenho e determinação o fizeram tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos. A Revolução Francesa (de 1789 a 1799), foi a oportunidade perfeita para Bonaparte alcançar seu objetivo maior. Tornou-se general aos 27 anos, saindo-se vitorioso em várias batalhas na Itáliae Áustria. Sua estratégia era fazer com que seus soldados se considerassem