Segurança do Trabalho
Um dos mais importantes objetivos da normalização refere-se à simplificação, ou seja, à limitação e redução da fabricação de variedades desnecessárias de um produto.
A fabricação de parafusos e porcas constitui um exemplo clássico do emprego de normas para simplificação dos processos de produção. As normas permitem que os fabricantes de parafusos e porcas produzam um grande lote de peças suficientemente iguais, em tamanho, forma e desempenho. Além disso, a padronização possibilita que as peças sejam substituídas com maior facilidade e com a mesma eficiência. Essa característica é denominada intercambiabilidade.
A Norma NBR 6215 é um exemplo de simplificação dos produtos pelo uso de uma Norma. Ela fixa a terminologia a ser aplicada aos produtos siderúrgicos. Por seu intermédio, fabricantes e consumidores utilizam uma linguagem comum para uma série de termos técnicos.
Por exemplo: arame - produto maciço de secção circular ou outras, obtido por trefilação de fio máquina. produto plano - produto de secção transversal retangular constante, com largura maior que duas vezes a espessura. chapa - produto plano de aço com largura superior a 500mm, laminado a partir de placa. bloco - produto não-plano, cuja secção transversal constante é quadrada e possui área superior a 2.500mm² e relação entre largura e espessura superior a dois. folha - produto laminado a frio, plano, com espessura igual ou inferior a 0,30mm e largura superior a 500mm.
placa - produto plano com espessura superior a 80mm, obtido por laminação de desbaste ou lingotamento contínuo. produto siderúrgico - produto de ferro ou aço obtido por meio de lingotamento, moldagem, laminação, forjamento, trefilação, extrusão etc. chapa fina - produto cuja espessura é igual ou inferior a 5mm e superior a 0,30mm.
A utilização de uma linguagem comum evita confusões nos pedidos, nas especificações e nos estoques.
Comunicação
A comunicação é fundamental em qualquer atividade do ser