bem vinda
Foi realizado uma visita técnica ao Bem-Vinda, que é o centro de referencia a mulheres em situação de violência, onde acolhem sem nenhuma exposição, com sigilo absoluto, orientando, recebendo denuncias e oferecer atendimentos essas mulheres. Trabalhando com a autonomia dessas mulheres buscando proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Fomos recepcionada pela Psicóloga do local, que nos explicou como funcionou a atuação do Psicólogo, que trabalha como mediador de conflitos, com ações sociais para auxilia-las, ondem chegam muitas das vezes ameaçadas de mortes, traumatizadas, com danos físicos e psicológicos e desacreditadas na vida. Sua chegada aos centros são por meio de delegacias especializada no atendimento à mulher, pelas defensorias públicas, pelo postos de saúde e por conta própria. Podendo obter esclarecimento de como resolver questões jurídicas, tendo atendimentos Psicológicos e em casos mais graves são encaminhadas as casas Sempre viva, que são casas onde acolhem as mulheres com riscos de morte, não tendo um lugar seguro para ficar.
Percebeu-se que o números de mulheres atendidas, se possuem relação com o seu conjugue duradora, suas faixa etária e as condições socioeconômicas são variados, não tendo um padrão fixo que determina com precisão, mas que muitas das vezes escondem as situações que estão vivendo por um longo período, por dependência financeira, medo ou não vendo as situações como violência, mais como elas provocadoras das situações.
O Bem-Vinda respeitas essas mulheres deixando que elas façam as escolhas que julguem melhor pra si, como por exemplo denunciar o agressor, é uma escolha dessas mulheres, onde eles apenas oferecem os meios caso elas queiram denuncia. Esse trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar composta por Psicólogos, Assistentes Sociais e Agentes de Saúde que trabalham em resgatar valores, identidade própria e autonomia delas, onde elas se tornam autoras de suas próprias historias.
Portanto, desde da