bem estar na produção de ovos
No que diz conforto animal, estão ligadas as 5 liberdades, em que o animal deve estar livre de fome, sede, injúrias, doenças, sem medo ou estresse, em ambientes adequados às suas necessidades e por fim liberdade para poderem expressar seus comportamentos normais da espécie.
O ovo é considerado um alimento de alta qualidade nutricional, pois sua composição possui os principais nutrientes necessários ao desenvolvimento físico humano. Tem papel importante no combate à desnutrição em alguns países subdesenvolvidos, e por isso vem se tornando fundamental. Além de sua qualidade nutricional, o ovo apresenta baixo custo, o que o torna acessível às diversas classes sociais.
A pecuária brasileira vem apresentando uma necessidade de atender ao mercado tanto em quantidade como em qualidade, e uma das principais formas de conseguir atender esta necessidade é através do BEA, que juntamente com a segurança alimentar, é considerado um dos maiores desafios da agropecuária mundial.
O BEA na avicultura seja de corte ou postura, já é uma realidade na Europa, e deverá ser alcançado em todos os países produtores. Eles deverão se adequar modificando as instalações e manejo dentro dos sistemas de criação, para atender a legislação.
A União Europeia (UE) já adotou as regras mínimas previstas na legislação, relacionadas à proteção das aves poedeiras. A principal modificação dentro do sistema de criação de poedeiras é a troca da utilização de gaiolas por outro sistema de criação, que permita que as aves expressem seus comportamentos normais da espécie, tais como: banhar-se de areia, empoleirar, bater as asas, etc (BROOM; MOLENTO, 2004). Diversos autores afirmam que, o O BEA é avaliado por parâmetros