bem estar em bovinos de corte
Atualmente aspectos como segurança alimentar, proteção ambiental e bem estar animal ganharam uma dimensão sem precedentes e passaram a ter um crescente impacto na produção e o consumo de alimentos de origem animal.
Para atender o mercado mundial e as exigências do consumidor a indústria de produção animal está buscando por adaptações, com a intenção de produzir alimentos cada vez mais seguros e sustentáveis.
A agroindústria vem sendo pressionada pelos consumidores que cada vez mais se preocupam com a maneira de como os animais são criados, transportados e abatidos gerando um novo paradigma: - Trate com cuidado, por respeitar a capacidade de sentir dos animais (senciência), melhorando não apenas a qualidades essenciais dos produtos de origem animal, mas também a qualidade ética.
“A questão não é eles podem racionar? Nem, eles podem falar? Mas sim, eles podem sofrer?” Disse Jeremy Bentham em 1789, contrariando o racionalismo e destacando a importância do Bem Estar Animal.
Durante muito tempo os animais foram manipulados como seres inanimados e o foco da indústria era melhorar as necessidades dos produtores e não as necessidades dos animais, com a idéia de que a produtividade não poderia coexistir no mesmo ambiente que o bem estar animal.
Recentemente, o conceito de bem estar animal começou a ser atrelado a indústria da produção de alimentos de origem animal, principalmente com a implantação e consciência da importância das boas práticas de manejo, ou seja, animais com o mínimo de conforto, livres de fome, sede, desconforto, dor, medo e angústia.
O uso das pesquisas sobre o comportamento animal em ambiente natural (etologia) vem sendo utilizada para a adaptação de sistemas de produção e desta forma, melhorar os aspectos econômicos, seja aumentando a eficiência do sistema de produção ou melhorando a qualidade dos produtos.
Qualidade da carne
A obtenção de um produto com atributos desejáveis de qualidade é uma tarefa complexa que envolve