Belo monte
Projetos Florestais no MDL: as definições e modalidades adotadas na COP 9 (Decisão 19/ CP.9)
MARCELO THEOTO ROCHA1 MARIANO COLINI CENAMO2 FELIPE MAION CASARIM3 THAIS MEGID PINTO4
Na decisão 19/CP9 foram mantidas algumas definições já acordadas em Marraqueche sobre floresta, florestamento e reflorestamento, sendo estas: • “Floresta: é uma área mínima de terreno de 0,05 – 1,0 hectare com cobertura de copa de árvore (ou equivalente nível de estoque) de mais de 10 – 30 por cento, com árvores com potencial de altura mínima de 2 – 5 metros na maturidade, in situ. Uma floresta pode consistir de formações florestais fechadas onde árvores de várias formações e sub bosque cobrem uma alta proporção do terreno, ou floresta aberta. Estandes naturais jovens e todas as plantações que ainda forem atingir uma densidade de copa de 10 – 30 por cento ou altura de árvore de 2 – 5 metros são consideradas floresta, assim como áreas que normalmente formam parte de uma área florestal e que estão temporariamente sem estoque como resultado de intervenção humana tal como corte
Eng. Agrônomo, Doutor em Economia Aplicada ESALQ/USP, pesquisador do CEPEA na área de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. 2 Eng. Florestal ESALQ/USP, pesquisador do CEPEA na área de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. 3 Graduando em Engenharia Florestal ESALQ/USP, estagiário do CEPEA na área de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. 4 Graduanda em Engenharia Agronômica ESALQ/USP, estagiária do CEPEA na área de Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono.
1
CAIXA POSTAL 132 • 13400-970 • PIRACICABA - SP • BRASIL • TEL: 19 3429-8837 • FAX: 19 3429-8829
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO • ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"
ou causas naturais e que são esperadas a reverter para floresta; (-/CMP.1- Uso da