Belly
Na Escola Municipal Doutor Francisco Javier Valdívia Estefanero está bem localizada, não há dificuldade no acesso, não tem mau cheiro de dejetos de rato ou morcego, os banheiros estão em boas condições de uso, não tem infiltrações e as salas são bem climatizadas, no entanto um problema a ser enfrentado é a manutenção dos computadores da escola, uma vez que a escola não dispõe de recursos próprios suficientes e espera sempre que a SEMEC o faça. Sabemos que no ar condicionado sujo pode conter uma série de fungos e outros microorganismos causadores de doenças respiratórias que podem levar até à morte.
Para que haja o processo de ensino aprendizagem é necessário que tudo esteja contribuindo para tal. A merenda escolar e a iluminação tem que ser de qualidade, tem que ter acessibilidade, a aula tem que ser boa e os professores bem preparados, dessa forma tudo deve dar certo.
O setor de Educação e o setor de Saúde devem fazer parcerias no intuito da promoção da saúde escolar. As equipes de Saúde realizariam visitas periódicas e permanentes às escolas para avaliar as condições de saúde dos educandos, bem como para proporcionar o atendimento à saúde ao longo do ano letivo, de acordo com as necessidades locais de saúde identificadas, poderiam também realizar palestras para os pais, alunos e professores.
Nada impede que a direção mobilize os pais e professores com campanhas de arrecadação de fundos para pagar por conta própria os serviços mais urgentes. Algumas atividades, como ações coletivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da comunidade,