Belle Epoquê
Tinha características marcantes como o luxo, beleza e glamour. Essa época incentivou intensamente a cultura urbana do divertimento por meio da comunicação e dos transportes que possibilitavam a maior interação entre as cidades. O gosto pelo orgânico, curvilíneo e ornamental reinava. Buscava-se na natureza entre insetos e plantas, linhas e gabaritos para novas estampas e construções.
O principal centro cultural dessa época era Paris, o centro produto e dizimado das tendências europeias, Paris borbulhava socialmente e culturalmente.
Houve grandes invenções tecnológicas como o automóvel, o avião, o telefone, o cinema, que tornaram novos padrões de viver e pensar, grandes mudanças na rotina e agilidades na vida prática.
A moda que sempre reflete ao ambiente de ostentação, afinal a moda é sempre um reflexo da sociedade, do comportamento e cultura de cada época. As mulheres tinham o corpo destacado e cinturas extremamente finas (40 cm), para isso recorriam a um acessório muito útil o espartilho. A mulher ideal da Belle Époque era aquela que de frente se assemelhava com uma ampulheta e de perfil um “S”.
Grande novidade foi a iniciação de esportes para mulheres, hipismo, ciclismo e natação trouxeram novidades em alguns trajes femininos que tiveram pequena masculinização do visual para que pudessem andar de bicicleta ou a cavalo mais confortavelmente, usando um traje mais esportivo;
Surgimento da primeira calça feminina;
A Arte Nouveau procurava explorar os traços obtidos na natureza.